Dois terços dos alunos adolescentes relataram 7 h ou menos de sono/dia

Dr. Anderson Silva • 11 de agosto de 2022

Um relatório mais recente do Center for Disease Control usando dados do Youth Behavior Risk Surveillance Data (N = 50.370 alunos dos EUA) descobriu que dois terços dos alunos adolescentes relataram 7 h ou menos de sono/dia. Nesta faixa etária (15 a 18 anos), o ideal seria 9,25 horas/dia.

Dada a discrepância entre a necessidade de sono e o sono obtido para a maioria dos adolescentes, entender as consequências do sono insuficiente é fundamental.

Sabemos que a duração do sono está positivamente correlacionada com o volume bilateral hipocampo (região relacionada a memória, dentre outras funções).

Problemas com sono são prevalentes em transtornos psiquiátricos na adolescência. Por exemplo, um estudo com 106 pacientes psiquiátricos internados com idades entre 7 e 16 anos mostrou que 95% apresentavam problemas com o sono. Existe também uma correlação bem estabelecida entre sono insuficiente e dificuldade de autorregulação emocional em adolescentes sem transtornos psiquiátricos.

Além de todas estas questões, sono insuficiente está correlacionado a maior exposição a riscos em adolescentes como: porte de arma, brigas, ideação suicida, tentativa de suicídio, tabagismo, uso de álcool, consumo excessivo de álcool, uso de maconha e comportamento sexual de risco.

Vale ressaltar que adolescentes cujos pais definem uma hora de dormir às 22h ou mais cedo, por exemplo, apresentam menos sintomas depressivos e menos ideação suicida em comparação com adolescentes cujos pais definem horários de dormir após à meia-noite.


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Dr. Anderson Silva

CRMSP 152951 - RQE 61217


  • Mestre pelo Departamento de Psiquiatria da USP;
  • Médico Psiquiatra Assistente do Hospital Sírio-Libanês;
  • Membro da International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions (IACAPAP);
  • Coordenador dos Cursos de Pós-graduação em Psiquiatria e Psiquiatra da Infância e Adolescência da Pós Médica/FABIN;
  • Psiquiatra no Projeto PROADI-SUS da Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein;
  • Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade 9 de Julho 2019 a 2021;
  • Supervisor da Residência de Psiquiatria da Secretaria Municipal de São Bernardo do Campo 2018 a 2020;
  • Editor Adjunto da Revista Debates em Psiquiatria 2022 a 2023;
  • Especialização em Saúde Mental da Infância e Adolescência pela Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência da UNIFESP;
  • Especialização em Dependência Química na USP;
  • Titulo de Especialista em Psiquiatria pelas Associações Brasileira de Psiquiatria e Médica Brasileira;
  • Cursos em The Harvard Medical School: Psychiatry 2014 e Psychopharmacology: A Masters Class(2015);
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