Um relatório mais recente do Center for Disease Control usando dados do Youth Behavior Risk Surveillance Data (N = 50.370 alunos dos EUA) descobriu que dois terços dos alunos adolescentes relataram 7 h ou menos de sono/dia. Nesta faixa etária (15 a 18 anos), o ideal seria 9,25 horas/dia.
Dada a discrepância entre a necessidade de sono e o sono obtido para a maioria dos adolescentes, entender as consequências do sono insuficiente é fundamental.
Sabemos que a duração do sono está positivamente correlacionada com o volume bilateral hipocampo (região relacionada a memória, dentre outras funções).
Problemas com sono são prevalentes em transtornos psiquiátricos na adolescência. Por exemplo, um estudo com 106 pacientes psiquiátricos internados com idades entre 7 e 16 anos mostrou que 95% apresentavam problemas com o sono. Existe também uma correlação bem estabelecida entre sono insuficiente e dificuldade de autorregulação emocional em adolescentes sem transtornos psiquiátricos.
Além de todas estas questões, sono insuficiente está correlacionado a maior exposição a riscos em adolescentes como: porte de arma, brigas, ideação suicida, tentativa de suicídio, tabagismo, uso de álcool, consumo excessivo de álcool, uso de maconha e comportamento sexual de risco.
Vale ressaltar que adolescentes cujos pais definem uma hora de dormir às 22h ou mais cedo, por exemplo, apresentam menos sintomas depressivos e menos ideação suicida em comparação com adolescentes cujos pais definem horários de dormir após à meia-noite.
CRMSP 152951 - RQE 61217
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
Dr. Anderson Silva
Psiquiatra, Departamento de Psiquiatria da USP, Especializado em Saúde Mental da Infância e Adolescência.
Unidade Vila Mariana
14º Andar, Vila Mariana
Unidade Tatuapé
8º Andar, Tatuapé
Unidade Jardim Paulista
CJ 82
CVV - Centro de Valorização da Vida
Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Dr. Anderson Silva - CRMSP 152951 - RQE 61217 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.