Geralmente, quando alguém fala que Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é raro em adultos, acaba citando um artigo de 1996 de Hill e Schoener, onde ajustaram um modelo matemático às taxas de persistência relatadas por estudos que acompanharam crianças com TDAH desde a infância até a adolescência ou idade adulta. Este modelo indicava prevalências de 0,8% aos 20 anos a 0,05% aos 40 anos.
Para fazer análise da persistência de TDAH é importante entender sobre os termos remissão e remissão PARCIAL.
Remissão é a ausência de sintomas na vida adulta, enquanto na remissão PARCIAL o paciente apresenta alguns dos sintomas de TDAH que causam prejuízo nas atividades da vida diária, porém estes sintomas não são suficientes para preencher todos os critérios de TDAH.
Quando estudos avaliam a presença de TDAH em adultos sendo necessário todos os sintomas para fechar o diagnóstico, eles podem parecer excessivamente otimistas, uma vez que pacientes em remissão parcial que apresentam prejuízos seriam considerados como remitidos.
Esta metanálise de Faraone & Biderman & Mick de 2006 apresenta taxas mais realistas ao compilar dados de diversos estudos longitudinais que acompanharam o desenvolvimento de crianças com TDAH.
Quando os estudos consideram qualquer tipo de remissão, a taxa de persistência é baixa, apenas 15%. Já quando remissão PARCIAL é considerada como persistência, esta taxa se eleva para 65%.
CRMSP 152951 - RQE 61217
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
Dr. Anderson Silva
Psiquiatra, Departamento de Psiquiatria da USP, Especializado em Saúde Mental da Infância e Adolescência.
Unidade Vila Mariana
14º Andar, Vila Mariana
Unidade Tatuapé
8º Andar, Tatuapé
Unidade Jardim Paulista
CJ 82
CVV - Centro de Valorização da Vida
Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Dr. Anderson Silva - CRMSP 152951 - RQE 61217 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.