Para reduzir a prevalência do Transtorno por Uso de Álcool (TUA) é essencial identificar precocemente os fatores de risco que culminam com tal patologia.
O uso excessivo de álcool é um dos principais fatores de risco para a saúde da população em todo o mundo, contribuindo para 3 milhões de mortes/ano.
Tal consumo geralmente se inicia na adolescência, sendo este um período chave para a iniciação e progressão do TUA. Vale lembrar que os adolescentes correm maior risco de sofrer consequências negativas para a saúde relacionadas ao abuso de álcool.
A Academia Americana de Pediatria e a Associação Médica Americana recomendam a triagem universal do uso de substâncias para adolescentes sempre que receberem cuidados médicos.
Comumente, médicos e outros profissionais avaliam o uso de álcool em adolescentes perguntando sobre a frequência e a quantidade de consumo de álcool, sendo o contexto social do consumo um fator pouco explorado.
O estudo citado teve uma amostra de 9025 adolescentes e adultos jovens norte-americanos, que foram acompanhados por 17 anos. Observou-se uma associação significativa entre uso solitário de álcool na adolescência e sintomas de TUA aos 35 anos.
Especificamente, a chance de sintomas de TUA aos 35 anos foi 35% maior para usuários de álcool adolescentes solitários, além de um padrão mais grave de TUA.
Este fator foi capaz de prever TUA na vida adulta independente de fatores de risco conhecidos, como frequência de consumo excessivo e características sociodemográficas.
Identificar e intervir precocemente nos fatores de risco para o uso indevido de álcool é essencial para prevenir o desenvolvimento de TUA, sendo o uso solitário de álcool por adolescentes um sinal de alerta.
CRMSP 152951 - RQE 61217
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
Dr. Anderson Silva
Psiquiatra, Departamento de Psiquiatria da USP, Especializado em Saúde Mental da Infância e Adolescência.
Unidade Vila Mariana
14º Andar, Vila Mariana
Unidade Tatuapé
8º Andar, Tatuapé
Unidade Jardim Paulista
CJ 82
CVV - Centro de Valorização da Vida
Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Dr. Anderson Silva - CRMSP 152951 - RQE 61217 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.