Diagnósticos maternos e o risco de transtorno do espectro autista (TEA)

18 de janeiro de 2023

O estudo citado, que avaliou os diagnósticos maternos e o risco de transtorno do espectro autista (TEA), incluiu todas as 653.580 crianças nascidas entre 1998 2007 na Dinamarca e suas mães. 7.866 (1,2%) crianças receberam diagnóstico de Transtorno do TEA. A idade média do diagnóstico de TEA foi de 6,8 anos e a idade média das mães foi de 30,3 anos.


DIAGNÓSTICOS NÃO CRÔNICOS associados ao TEA

  • Gastroenterite e Colite não infecciosos;
  • Diabetes Mellitus na Gravidez;
  • Fratura de Crânio e Ossos Faciais.


DIAGNÓSTICOS CRÔNICOS associados ao TEA

  • Transtorno Depressivo Maior Recorrente;
  • Transtorno de Estresse Agudo, Transtorno de Adaptação;
  • Síndrome do Intestino Irritável.


Existem também evidências de que traumas, mesmo na ausência de sofrimento materno notável, podem afetar o feto, porém não podemos deixar de considerar o papel da ativação imune no trauma. Evidências crescentes sugerem que a Ativação Imune Materna (AIM) pode ser um fator de risco para anormalidades nos desenvolvimentos neurológico e comportamental.


Também existem evidências que correlacionam Depressão, Transtorno de Estresse Agudo e Transtorno de Adaptação com a AIM - esta ativação pode ser um mecanismo subjacente, mesmo que de maneira parcial, a todos os diagnósticos associados a um risco aumentado de TEA.



#autismo #depressaomaterna #fatoresderisco #psiquiatra

Assistir no Instagram
Explore como transtornos mentais influenciam a libido feminina, a partir da visão do Dr. Anderson Si
Por Dr. Anderson Silva 25 de fevereiro de 2025
Explore como transtornos mentais influenciam a libido feminina, a partir da visão do Dr. Anderson Silva, médico psiquiatra que discute esta interação no podcast "Ecos da Intimidade".
Psiquiatria da Infância e Adolescência: Impactos e Estratégias de Intervenção
Por Dr. Anderson Silva 20 de junho de 2024
Explore os desafios e abordagens na psiquiatria da infância e adolescência, com um foco especial no desenvolvimento, comportamento e a influência parental na formação da resiliência.
Conclusão do Mestrado e Validação da Escala de Triagem e Avaliação  para Pacientes com Transtorno po
Por Dr. Anderson Silva 1 de abril de 2024
Reflexões sobre a conclusão do meu mestrado na Faculdade de Medicina da USP, destacando a pesquisa que validou uma escala de funcionalidade crucial para pacientes com transtorno por uso de substâncias
Mais Artigos
Share by: