Segundo o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), “não estamos apenas lutando contra uma epidemia; estamos lutando contra uma infodemia. Notícias falsas se espalham mais rápido e facilmente do que esse vírus e são tão perigosas quanto”.
Primeiramente, é necessário diferenciar:
Tanto as teorias da conspiração quanto notícias falsas tendem a prosperar em ambientes muito polarizados, em locais onde as pessoas não se sentem seguras e onde existe baixa confiança na mídia tradicional e no governo.
Em ambientes onde a confiança na mídia tradicional é maior, as pessoas são menos propensas a serem expostas a diferentes fontes de informação política e a avaliar criticamente essas fontes.
No estudo de De Coninck et al. de 2021, jovens acreditavam mais fortemente nessas narrativas do que as gerações mais velhas, e depressão foi correlacionada com crenças mais altas tanto em desinformação quanto em teorias da conspiração.
CRMSP 152951 - RQE 61217
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
Dr. Anderson Silva
Psiquiatra, Departamento de Psiquiatria da USP, Especializado em Saúde Mental da Infância e Adolescência.
Unidade Vila Mariana
14º Andar, Vila Mariana
Unidade Tatuapé
8º Andar, Tatuapé
Unidade Jardim Paulista
CJ 82
CVV - Centro de Valorização da Vida
Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Dr. Anderson Silva - CRMSP 152951 - RQE 61217 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.