A meta-análise de Miniawi et al. de 2022 mostrou que o risco de demência em indivíduos COM transtornos psicóticos não afetivos é 2,52 maior do que o risco daqueles SEM transtorno. Este risco é maior do que o associado a outros transtornos, como depressão, ansiedade e transtorno de estresse pós-traumático.
O estudo demonstrou que pessoas com transtornos psicóticos tendiam a ser mais jovens no diagnóstico de demência e que a associação entre transtornos psicóticos e demência era mais forte quando o intervalo entre os dois diagnósticos era menor.
A esquizofrenia tem sido associada ao envelhecimento acelerado, predispondo os indivíduos a um prejuízo cognitivo precoce. Indivíduos com transtornos psicóticos, quando comparados a população geral, costumam ter menor nível educacional e consequentemente menor reserva cognitiva, além de maior prevalência de obesidade, doenças cardiovasculares, tabagismo e dietas inadequadas - fatores de risco conhecidos para o quadro demências.
Uma hipótese, que apesar de improvável, não pode ser descartada, é que a causa reversa, ou seja, os sintomas psicóticos seriam na verdade sintomas prodrômicos das demências ao invés de fatores de risco causais.
Esta hipótese é pouco provável uma vez que indivíduos com início mais precoce de transtornos psicóticos apresentavam maior risco de demência, corroborando com a possibilidade de transtornos psicóticos serem um fator de risco para demência.
Dada a associação observada entre transtornos psicóticos e risco futuro de demência, é importante que indivíduos com transtornos psicóticos e pessoas que desenvolvem sintomas psicóticos mais tardiamente tenham monitoramento cuidadoso de sintomas de declínio cognitivo e funcional.
Referência Bibliográfica:
Miniawi SE, Orgeta V, Stafford J (2022). Non-affective psychotic disorders and risk of dementia: a systematic review and meta-analysis. Psychological Medicine 1–13. https://doi.org/10.1017/S0033291722002781
CRMSP 152951 - RQE 61217
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
Dr. Anderson Silva
Psiquiatra, Departamento de Psiquiatria da USP, Especializado em Saúde Mental da Infância e Adolescência.
Unidade Vila Mariana
14º Andar, Vila Mariana
Unidade Tatuapé
8º Andar, Tatuapé
Unidade Jardim Paulista
CJ 82
CVV - Centro de Valorização da Vida
Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Dr. Anderson Silva - CRMSP 152951 - RQE 61217 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.