O pensamento dicotômico geralmente está relacionado a um processamento inflexível de informações, podendo influenciar a maneira como pensamos, sentimos ou agimos.
A forma dicotômica de pensar é caracterizada por uma compreensão dos estímulos de forma binária, por exemplo, “tudo ou nada” ou “branco ou preto”.
Esta categorização pode facilitar a tomada de decisões, no entanto, entender os eventos como tendo apenas duas saídas pode trazer alguns prejuízos.
A dicotomização pode inicialmente ser descrita como uma reação cognitiva adequada em períodos inicias do neurodesenvolvimento. Quando uma criança é apresentada a uma situação nova ela tenderá a formar uma representação binária simplificada dos eventos (“ruim” ou “bom”). Após essa representação inicial, ela experimentará um componente emocional, como desconforto ou ansiedade.
Por fim, depois de uma representação dicotomizada do evento e de uma reação emocional, geralmente ocorrerá uma resposta comportamental à situação, que pode ser uma evitação, por exemplo.
Todas essas respostas cognitivas, emocionais e comportamentais podem variar em intensidade durante diferentes fases do neurodesenvolvimento.
Embora a percepção de eventos de maneira dicotomizada seja uma experiência universal da natureza humana ao longo do neurodesenvolvimento, manifestações mais extremas e persistentes têm sido associadas a transtornos de personalidade, transtornos alimentares, agressividade e traços mal adaptativos de personalidade.
Uma revisão sobre o tema, publicada este ano (2022) por Bonfá-Araufo et al. identificou que a visão de mundo binária é uma característica comum a traços socialmente mal adaptados.
Esse resultado sugere que indivíduos com traços desadaptativos são mais propensos a ter uma percepção pobre e tendenciosa de seu ambiente social.
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Psiquiatra, Departamento de Psiquiatria da USP, Especializado em Saúde Mental da Infância e Adolescência.
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