Os transtornos de ansiedade são os transtornos psiquiátricos mais comuns. Poderiam ser considerados transtornos hebiátricos, uma vez que costumam se iniciar na adolescência. Ao longo da vida estão associados à depressão, transtorno bipolar, insucesso escolar, uso de substâncias e suicídio.
Um dos mais fortes fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento de um transtorno de ansiedade é ter pai ou mãe com transtorno de ansiedade - um efeito que aumenta caso os dois pais sejam afetados.
Essa associação pode ser atribuída ao fato de os pais transmitirem o risco genético para seus filhos, mas não podemos esquecer do impacto do convívio e do ambiente familiar.
Um estudo realizado entre 2013 e 2020 no Canadá e publicado este mês no JAMA Network, após avaliar 398 crianças, observou taxas de 7,8% de transtorno de ansiedade generalizada, 6,3% de transtorno de ansiedade social, 8,6% de transtorno de ansiedade de separação e 8% de fobia específica.
As taxas de transtornos de ansiedade ao longo da vida foram mais baixas em filhos em que ambos os pais não possuíam transtorno de ansiedade (23,7%), intermediárias em filhos em que um dos pais possuía transtorno de ansiedade (28,1%) e mais altas em filhos em que o pai e a mãe possuíam transtornos de ansiedade (41,4%).
Transtorno de ansiedade em um genitor do mesmo sexo foi significativamente associado a um diagnóstico de qualquer transtorno de ansiedade ao longo da vida na prole.
Conviver com um dos pais sem ansiedade foi associado a uma menor probabilidade de transtorno de ansiedade apenas quando o genitor era do mesmo sexo da prole.
Embora o estudo citado seja o primeiro a sugerir que a transmissão da ansiedade é pelo menos parcialmente específica para os pares de pais e filhos do mesmo sexo, existem evidências de que outras características complexas, incluindo obesidade, níveis de atividade física e comportamento suicida também são.
CRMSP 152951 - RQE 61217
Preencha o formulário abaixo e aguarde nosso atendimento!
Dr. Anderson Silva
Psiquiatra, Departamento de Psiquiatria da USP, Especializado em Saúde Mental da Infância e Adolescência.
Unidade Vila Mariana
14º Andar, Vila Mariana
Unidade Tatuapé
8º Andar, Tatuapé
Unidade Jardim Paulista
CJ 82
CVV - Centro de Valorização da Vida
Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Dr. Anderson Silva - CRMSP 152951 - RQE 61217 - Este site obedece as orientações do Conselho Federal de Medicina e do Código de Ética Médica, que proíbe a apresentação de fotos de pacientes, resultados ou procedimentos. As informações nele contidas podem variar conforme cada caso e representam apenas uma ideia genérica do atual estágio das técnicas apresentadas, não substituindo, em hipótese alguma, uma consulta médica tradicional e muito menos representando promessas de resultados.