Os transtornos de ansiedade são os transtornos psiquiátricos mais comuns

Dr. Anderson Silva • 21 de julho de 2022

Os transtornos de ansiedade são os transtornos psiquiátricos mais comuns. Poderiam ser considerados transtornos hebiátricos, uma vez que costumam se iniciar na adolescência. Ao longo da vida estão associados à depressão, transtorno bipolar, insucesso escolar, uso de substâncias e suicídio.

Um dos mais fortes fatores de risco conhecidos para o desenvolvimento de um transtorno de ansiedade é ter pai ou mãe com transtorno de ansiedade - um efeito que aumenta caso os dois pais sejam afetados.

Essa associação pode ser atribuída ao fato de os pais transmitirem o risco genético para seus filhos, mas não podemos esquecer do impacto do convívio e do ambiente familiar.

Um estudo realizado entre 2013 e 2020 no Canadá e publicado este mês no JAMA Network, após avaliar 398 crianças, observou taxas de 7,8% de transtorno de ansiedade generalizada, 6,3% de transtorno de ansiedade social, 8,6% de transtorno de ansiedade de separação e 8% de fobia específica.

As taxas de transtornos de ansiedade ao longo da vida foram mais baixas em filhos em que ambos os pais não possuíam transtorno de ansiedade (23,7%), intermediárias em filhos em que um dos pais possuía transtorno de ansiedade (28,1%) e mais altas em filhos em que o pai e a mãe possuíam transtornos de ansiedade (41,4%).

Transtorno de ansiedade em um genitor do mesmo sexo foi significativamente associado a um diagnóstico de qualquer transtorno de ansiedade ao longo da vida na prole.

Conviver com um dos pais sem ansiedade foi associado a uma menor probabilidade de transtorno de ansiedade apenas quando o genitor era do mesmo sexo da prole.

Embora o estudo citado seja o primeiro a sugerir que a transmissão da ansiedade é pelo menos parcialmente específica para os pares de pais e filhos do mesmo sexo, existem evidências de que outras características complexas, incluindo obesidade, níveis de atividade física e comportamento suicida também são.


#ansiedadepaterna #psiquiatra #fatorderisco #saude

Assistir no Instagram
Explore como transtornos mentais influenciam a libido feminina, a partir da visão do Dr. Anderson Si
Por Dr. Anderson Silva 25 de fevereiro de 2025
Explore como transtornos mentais influenciam a libido feminina, a partir da visão do Dr. Anderson Silva, médico psiquiatra que discute esta interação no podcast "Ecos da Intimidade".
Psiquiatria da Infância e Adolescência: Impactos e Estratégias de Intervenção
Por Dr. Anderson Silva 20 de junho de 2024
Explore os desafios e abordagens na psiquiatria da infância e adolescência, com um foco especial no desenvolvimento, comportamento e a influência parental na formação da resiliência.
Conclusão do Mestrado e Validação da Escala de Triagem e Avaliação  para Pacientes com Transtorno po
Por Dr. Anderson Silva 1 de abril de 2024
Reflexões sobre a conclusão do meu mestrado na Faculdade de Medicina da USP, destacando a pesquisa que validou uma escala de funcionalidade crucial para pacientes com transtorno por uso de substâncias
Mais Artigos

Dr. Anderson Silva

CRMSP 152951 - RQE 61217


  • Mestre pelo Departamento de Psiquiatria da USP;
  • Médico Psiquiatra Assistente do Hospital Sírio-Libanês;
  • Membro da International Association for Child and Adolescent Psychiatry and Allied Professions (IACAPAP);
  • Coordenador dos Cursos de Pós-graduação em Psiquiatria e Psiquiatra da Infância e Adolescência da Pós Médica/FABIN;
  • Psiquiatra no Projeto PROADI-SUS da Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein;
  • Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade 9 de Julho 2019 a 2021;
  • Supervisor da Residência de Psiquiatria da Secretaria Municipal de São Bernardo do Campo 2018 a 2020;
  • Editor Adjunto da Revista Debates em Psiquiatria 2022 a 2023;
  • Especialização em Saúde Mental da Infância e Adolescência pela Unidade de Psiquiatria da Infância e Adolescência da UNIFESP;
  • Especialização em Dependência Química na USP;
  • Titulo de Especialista em Psiquiatria pelas Associações Brasileira de Psiquiatria e Médica Brasileira;
  • Cursos em The Harvard Medical School: Psychiatry 2014 e Psychopharmacology: A Masters Class(2015);
Agendar Consulta
Share by: